Atleta da Seleção Brasileira de Futsal é eleita a melhor do mundo na modalidade

Atleta da Seleção Brasileira de Futsal é eleita a melhor do mundo na modalidade

- em GERAL
atlteta-Futsal
Foto: Divulgação

A ala da Seleção Brasileira de Futsal, Amanda Lyssa de Oliveira Crisostomo, a Amandinha, foi eleita pela segunda vez consecutiva a melhor jogadora de futsal do mundo. A eleição foi promovida pelo portal Futsal Planet, site conceituado da modalidade.

Amanda Lyssa é uma das atletas convocadas para participar do 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal, que será realizado entre os dias 2 e 10 de julho nas cidades de Goiânia e Anápolis, em Goiás.

Para Amanda, que é estudante de fisioterapia da Uniasselvi (SC) e tem 21 anos, conquistar esse título representa o reconhecimento do trabalho realizado, que iniciou profissionalmente quando tinha 16 anos. “Sou motivo de orgulho para a minha família, minha equipe e meu país. Sempre quis ser o espelho para outras meninas”, comenta.

Esse será o segundo mundial universitário que a atleta irá participar. Em 2014, Amanda Lyssa representou o país na Espanha, quando o Brasil foi o grande vencedor. “Um mundial dentro de casa é muito importante, já que teremos o calor da torcida a nosso favor. Também teremos o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), que oferece suporte para toda a equipe jogar o melhor futsal. Esperamos fazer um campeonato bonito e sair com esse título mais uma vez”, almeja.

Além de Amanda Lyssa, a pivô Caroline da Silva Marciano, a “Nega”, da UnoChapecó (SC), também está na lista das dez melhores jogadoras de futsal do mundo, em nono lugar. Patrícia Moraes de Faria, a Giga, da Unochapecó (SC) figura no ranking de melhor goleira, em terceiro lugar.

atleta

A seleção feminina

A equipe feminina do Brasil já foi convocada. Ao lado de Amanda Lyssa, Caroline da Silva Marciano e Patrícia Moraes, complementam o time feminino as atletas Missiara Luiza Papst (Unifor/CE), Maria Gabriela Batista Cordeiro (Uniasselvi/SC), Brenda de Souza Bettioli (UnoChapecó/SC), Débora Vanin (UnoChapecó/SC), Lediane Marcolan (UnoChapecó/SC), Diana Santos de Oliveira Mendes (Uniasselvi/SC), Jessika Karoline Manieri (Uniasselvi/SC), Valeria Schmidt (Uniasselvi/SC), Renata Adamatti (Universidade Serra Gaúcha/RS), Amanda dos Santos Farias (UCDB / MS) e Camila Gadeia Silva (Funvic/SP).

As 14 atletas serão comandadas pelo técnico Eder Jose Popiolski. Na Comissão Técnica estão o auxiliar técnico Anderson Machado Menezes, o supervisor João Darci Coelho, a preparadora física Rosilene de Souza Marques, a diretora técnica Daniela Duarte Dallago, o fisioterapeuta Denis Peres e o preparador de goleiro Sergio dos Santos Santana.

Campeonato

O 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal é promovido pela Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pela Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU). O evento tem a chancela da Fifa e ocorrerá dos dias 2 a 10 de julho em Goiânia e o Anápolis. Na categoria masculina, estarão presentes as equipes da Rússia, República Tcheca, Cazaquistão, Alemanha, França, Argentina, Brasil, China, Tailândia, Israel, Portugal e Nova Zelândia. Já no feminino participam o Cazaquistão, Rússia, China Taipei, Portugal, Nova Zelândia, Brasil, Canadá, México, Costa Rica e Argentina. O apoio é do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, com patrocínio do Gerflor e da Unimed.

Comentários com o Facebook