Nível da Barragem do Descoberto continua a cair e atinge 19.81%

Nível da Barragem do Descoberto continua a cair e atinge 19.81%

- em GERAL, NOTÍCIAS
0
Foto: Correio Braziliense

O reservatório do Rio Descoberto, que atende 80% da população do Distrito Federal perdeu 0,1 ponto percentual do seu volume útil entre 7h30 e 13h30 desta segunda-feira (9). Segundo as medições da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), pela manhã, o espelho d’água trabalhava com 19,91% do volume útil. Seis horas depois, no início da tarde, já marcava 19,81%. O GDF estipulou o mínimo de 20% para decretação de racionamento, o que ainda não aconteceu.

Alerta

A menor medida já registrada foi de 19,30%, em 19 de novembro de 2016. De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Manuel Rangel, a tendência é que o quadro piore. Ele explica que uma massa de ar seco atua sobre a região e inibe a possibilidade de chuva. “Dezembro já ficou abaixo do esperado e tudo indica que janeiro também ficará devendo”, alerta.

Técnicos da (Adasa) fazem a medição diária da Barragem do Descoberto e de Santa Maria. O volume útil da segunda está em 41,67%, e também apresenta quedas diárias. Apesar da expectativa de baixo volume de chuvas na região, a semana promete ser um pouco mais fresca para o brasiliense. De acordo com o também meteorologista Mamedes Luiz Melo, o órgão espera chuva para esta terça (10).

Ele alerta, no entanto, que o aumento da chuva será gradativo e que a capital continuará a registrar altas temperaturas. Soluções para o problema não devem chegar antes da estação da seca. Conforme publicado pelo Correio no primeiro dia do ano, a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) investiu cerca de R$ 20 milhões no subsistema Bananal, que estará em condições de funcionamento em novembro de 2017. O sistema funcionará como um reforço para Santa Maria.

Por Correio Braziliense

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *