Sem clássicos, mas com grandes jogos, assim serão as quartas de final da Copa do Brasil

Sem clássicos, mas com grandes jogos, assim serão as quartas de final da Copa do Brasil

- em ENTRETENIMENTO
0

Confira um panorama sobre os times que compõem a disputa

Foram definidos os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil. A expectativa de ver um clássico local nesta fase da competição não foi concretizada. Os duelos serão entre estados vizinhos ou, pelo menos, próximos. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte tinham dois representantes na nova fase do torneio, mas o sorteio acabou colocando os rivais em chaveamentos diferentes ou em jogos diferentes. Este é o caso dos representantes cariocas. O Flamengo encara o Santos e o Botafogo duela contra o Atlético-MG. Os dois estão no mesmo lado do chaveamento, mas enfrentam adversários diferentes. Se os dois passarem de fase, se encontram na semifinal. No outro lado da chave, o Palmeiras pega o Cruzeiro e o Grêmio faz o duelo sulista diante do Atlético-PR.

Mesmo sem clássicos, os confrontos das quartas de final prometem muita emoção e rivalidade dentro de campo. Todos os participantes disputam a Série A do Campeonato Brasileiro e quatro deles estão vivos nas oitavas de final da Copa Libertadores.

O time de Porto Alegre é o atual campeão da competição e também o maior vencedor do torneio, cinco vezes. Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo também já conquistaram a taça. A raposa faturou quatro títulos, enquanto o Verdão e o rubro-negro, três. Botafogo e Atlético-PR buscam o primeiro título no torneio.

Falando um pouco de história, dois gigantes do futebol brasileiro voltam a se enfrentar em uma quartas de final de Copa do Brasil. Flamengo e Santos já duelaram nesta fase de mata-mata pelo torneio brasileiro. O encontro aconteceu na Copa do Brasil de 2000. Na ocasião, o Peixe atropelou o time carioca nos dois jogos e avançou de fase. Na primeira partida, no Maracanã, goleou por 4 a 0. Na volta, na Vila Belmiro, nova vitória santista, agora por 4 a 2.

E agora, quem você acha que leva a melhor?

As duas equipes já se enfrentaram 118 vezes na história. O Santos venceu 43 partidas contra 41 do rubro-negro carioca. Foram até aqui 34 empates. O último confronto entre as duas equipes aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2016, com vitória carioca por 2 a 0 em plena Vila Belmiro. Neste ano, a decisão da vaga será na casa do Santos. Equilíbrio também marca outro duelo das quartas de final. Palmeiras e Cruzeiro já se enfrentaram 87 vezes. A Raposa venceu 32 partidas, o Verdão, 31, e 24 empates.

Destaque para os três encontros pela Copa do Brasil. O primeiro aconteceu na decisão de 1996. As duas equipes empataram em 1 a 1 no Mineirão. Na volta, no Parque Antártica, o time mineiro venceu por 2 a 1 e conquistou o título. Dois anos depois, outro encontro, outra vez na decisão. Só que desta vez, o Palmeiras levou o título. Na primeira partida, no Mineirão, o Cruzeiro venceu por 1 a 0. Na volta, no Parque Antártica, vitória palmeirense por 2 a 0 e festa verde em São Paulo. O terceiro encontro foi em 2015, mas agora pelas oitavas de final. O Verdão venceu os dois jogos: 2 a 1 em São Paulo e 3 a 2, em Belo Horizonte, e ficou com a vaga. Será que o Cruzeiro dá o troco e empata os confrontos na Copa do Brasil? O time mineiro faz o segundo jogo em casa.

Considerado o melhor time do Brasil nesta temporada, o Grêmio vai encarar o Atlético-PR com uma boa vantagem na história dos confrontos. O Tricolor gaúcho já enfrentou o Furacão 64 vezes e venceu 30. Foram 15 vitórias do rubro-negro paranaense e 19 empates. O último duelo aconteceu neste ano, pela Série A do Brasileiro. Vitória gremista por 2 a 0 na Arena da Baixada. Mas o Furacão quer dar o troco. Vivo também na Libertadores, o Atlético pretende usar o fator casa para despachar o adversário. A Arena da Baixada tem recebido um grande público no ano e o estádio será o palco do segundo e decisivo confronto entre as duas equipes. Grande duelo pela frente!

Outro jogo que promete pegar “fogo” é entre Atlético-MG x Botafogo. As duas equipes disputam vaga pela quarta vez na Copa do Brasil. O retrospecto indica vantagem para o alvinegro carioca que já eliminou o Galo nas três oportunidades: em 2007, pelas quartas de final, empate sem gols no Mineirão e vitória carioca por 2 a 1 no Rio; em 2008, também pelas quartas, empate sem gols no Mineirão e 2 a 0 na capital fluminense, e em 2013, 4 a 2 no Rio e empate em 2 a 2 no estádio Independência. Quem decide em casa neste ano é o Botafogo. No total dos jogos, 98, a vantagem também é carioca com 46 vitórias. O Time mineiro venceu 28 e foram 24 empates.

Mas desta vez, o Atlético-MG vem mais forte depois de faturar títulos importantes nos últimos anos: Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana em 2014, Libertadores da América em 2013 e mais recentemente o torneio Florida Cup em 2016. Mantendo um bom elenco nos últimos anos, o Galo busca o troco.

Os primeiros jogos das quartas de final acontecem no dia 28/6 ou 5/7. A volta está programada para os dias 26/7 ou 9/8. A confirmação das datas acontece depois do dia 14 de junho, data do sorteio da Libertadores e Sul-Americana.

Com tanta história e disputas acirradas você seria capaz de apostar quem será o campeão da Copa do Brasil 2017?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *