O Google anunciou, nesta quarta-feira, 13 de agosto de 2025, diversas novidades para o Gemini, seu assistente de IA. Duas novas funcionalidades foram introduzidas: o “Contexto Pessoal” (Personal Context) e os “Chats Temporários” (Temporary Chats). A primeira permite que a IA memorize suas conversas anteriores para oferecer respostas mais personalizadas, enquanto a segunda cria interações efêmeras que não são salvas no histórico. Confira os detalhes!
Memória automática para interações mais inteligentes
Com o novo recurso de Contexto Pessoal, o Gemini finalmente se equipara aos seus concorrentes, como o ChatGPT da OpenAI. Ativada por padrão, essa função permite que a IA memorize detalhes importantes mencionados ao longo das conversas, como seus interesses, profissão, preferências de formato ou informações factuais que você já compartilhou. O objetivo é tornar as interações mais fluidas e eficientes, evitando que o usuário precise repetir informações a cada nova sessão.
“O Gemini retém os detalhes e as preferências que você compartilhou, o que promove conversas mais naturais e relevantes, como se você estivesse colaborando com um parceiro que já está por dentro do contexto”, garantiu o Google em uma postagem de blog. Por exemplo, um usuário que já pediu ideias para um canal no YouTube sobre cultura japonesa poderá, em uma nova conversa, pedir “novas ideias de conteúdo com base nos meus interesses” e receber uma sugestão de vídeo como “Minha primeira experiência provando um novo prato japonês”. Diferente da antiga opção de informações salvas, que exigia um registro manual, esta nova memória é construída automaticamente.
Uma função ativada por padrão, mas com controle do usuário
Este novo recurso faz parte dos esforços do Google para “criar um assistente de IA que realmente aprende e entende você, e não um que simplesmente responde às suas solicitações como faria com qualquer outra pessoa”, uma visão que a empresa compartilhou em sua conferência anual de desenvolvedores, em maio.
O Google esclarece que a função vem ativada por padrão, mas o usuário mantém total controle e pode desativá-la. Para isso, basta acessar as configurações do aplicativo, selecionar “Contexto Pessoal” e, em seguida, “Suas conversas anteriores com o Gemini”. Lá, é possível consultar, modificar ou apagar as informações memorizadas. A implementação será gradual, começando com o modelo 2.5 Pro em países selecionados, antes de ser expandida para o modelo 2.5 Flash e outras regiões nas próximas semanas, informou o Google sem fornecer mais detalhes.
Privacidade reforçada com chats temporários
Além da função de memória, a empresa também está fazendo algumas alterações nas configurações de privacidade. A configuração chamada “Atividade nos apps do Gemini” (Gemini Apps Activity) passará a se chamar “Manter Atividade” (Keep Activity). Quando ativada, essa opção permitirá a coleta de uma amostra do conteúdo enviado pelo usuário para aprimorar os serviços do Google, mas também poderá ser desativada.
Por fim, o Google oferecerá outra maneira de proteger a privacidade dos usuários com a chegada de uma nova função chamada “Chat Temporário”, semelhante ao que a OpenAI já oferece. Com ela, é possível iniciar uma conversa sem que o Gemini se lembre das informações compartilhadas. Essa interação não ficará salva no histórico e não terá qualquer influência em trocas futuras, garantindo total confidencialidade.