Sucesso de Bilheteria no Fim de Semana de Estreia: “Não Há Como Evitar”

Sucesso de Bilheteria no Fim de Semana de Estreia: “Não Há Como Evitar”

O mais novo filme do aclamado diretor Park Chan-wook, intitulado “Não Há Como Evitar” (Eojeolsu eopda), está consolidando sua trajetória de sucesso de bilheteria logo no primeiro fim de semana de exibição.

Liderança Absoluta no Box Office

De acordo com dados do Korean Film Council (KOFIC) divulgados na sexta-feira, dia 26, Não Há Como Evitar manteve a liderança diária do box office pelo segundo dia consecutivo. O longa atraiu aproximadamente 109 mil espectadores no dia anterior, alcançando uma impressionante participação de mercado de 46,6%. A popularidade não para por aí: na manhã daquele dia, a taxa de reserva em tempo real também estava na frente, com 40,2%.

A força do filme continuou crescendo durante o fim de semana. No sábado e domingo, a produção de Park Chan-wook mobilizou cerca de 240 mil espectadores a cada dia, ultrapassando a marca de um milhão de ingressos vendidos no total, chegando a 1,07 milhão até o domingo, o quinto dia em cartaz. Com a manutenção da liderança nas reservas, a análise é que o filme tem tudo para ter uma perspectiva positiva de sucesso na sua segunda semana em exibição.

A Trama de uma “Enorme Perda de Esforço”

A narrativa central de Não Há Como Evitar acompanha Man-su (interpretado por Lee Byung-hun), um pai de família de classe média que, após ser despedido da noite para o dia, se empenha para conseguir um novo emprego. Embora prometa se recolocar em três meses, o tempo se arrasta por mais de um ano, em uma rotina tediosa de empregos temporários e entrevistas.

Essa estagnação leva Man-su a uma decisão drástica para “quebrar o ciclo”: ele decide eliminar aqueles que ele considera seus rivais na busca por emprego, selecionando e assassinando aqueles que são “um pouco melhores do que ele”.

Em uma entrevista concedida no dia 23, o diretor Park Chan-wook descreveu a história de uma maneira peculiar. Segundo ele, o filme não é uma “guerra para conseguir pão, mas sim uma história muito mesquinha – desculpe a palavra – sobre evitar a queda do nível de vida da classe média”. Ele resumiu a jornada do protagonista não como algo digno de pena, mas sim como o “enorme e lamentável esforço de um homem tolo”.

Disputa Acirrada com Animações Japonesas

Ainda que Não Há Como Evitar tenha dominado o box office, o cinema japonês se destacou nas posições seguintes.

Na vice-liderança das reservas, e também do box office do fim de semana, ficou a animação “Chainsaw Man The Movie: Reze Arc” (Gekijō-ban Chainsaw Man: Reze-hen), que estreou na sexta-feira, dia 24, e registrou 18,5% das reservas. A terceira posição foi para outro sucesso japonês, o filme “Demon Slayer” (Kimetsu no Yaiba), que está prestes a alcançar a marca de cinco milhões de espectadores. Em quarto lugar, seguindo a lista de sucessos, ficou o drama coreano “O Rosto” (Eolgul), estrelado por Park Jung-min.

Em resumo, o início de Park Chan-wook é promissor, mas a concorrência asiática se mostra forte nas telonas.